Material de Ensino Bíblico da Congregação Cristã de Dallas - EUA é recusado pelo Ministério Brasileiro.


Na última Assembléia de Reuniões da CCB ocorrida em 2007, deliberou-se em tópicos daquele ano, a introdução de "ensinos Bíblicos" nas reuniões de Jovens e Menores. Ainda no primeiro semestre de 2007, esta nova forma de ensino, a princípio com um caráter experimental, foi iniciada por algumas Congregações Cristã no interior de São Paulo, tais como, Congregações pertencentes a Regional de Itaí. Consistia em, alternar os domingos em "ensinos bíblicos" com os "Recitativos". Estes "ensinos bíblicos" , segundo orientações dos Servos de Deus, ou seja, dos Anciões é tão somente a indicação aleatória de um tema ou título bíblico a ser lido pelos Jovens em sua casas no decorrer da semana, para nos domingos de "ensino bíblico" obterem as explicações do texto ou do tema indicado, e o esclarecimento de quaisquer dúvidas levantada pelos jovens ou crianças. Portanto, na grande São Paulo estas alterações nas Reuniões de Jovens estariam previstas para o final do segundo semestre de 2007.


A CCB analisa isto como uma grande iniciativa, e um grande passo visando o melhor aproveitamento nas suas Reuniões de Jovens, mas, segundo as análises, demonstra que a iniciativa do Ensino Bíblico, lançado pelo Ministério da CCB causa certa amuação e receios devido ao retorno ou uma contrapartida que atinja o SISTEMA. É de fácil percepção a carência de estrutura que a CCB possui em fazer um bom trabalho para o crescimento e conhecimento das Sagradas Escrituras à suas crianças, jovens e todos seus membros, quanto a estrutura não refere-se ao material e ao financeiro, mas a falta deliberada de aplicação, dedicação e amor às Sagradas Escrituras, gera na Igreja a ausência de unidade Ministerial, com conseqüências à falta da unidade da Fé e do Espírito de Verdade , que por fim, na aparência é ótimo e belo à vista, mas por dentro está uma Igreja inflamada e doente.
É cabível de prova haver uma notável discrepância com relação as Unidades citadas, ou até mesmo divergência de concepções se supostamente fosse dirigido a um Colegiado de Anciões ou Cooperadores da CCB, através de perguntas abertas à todos sobre o que eles posicionam, ou definem certas questões fundamentais da Fé Cristã. Não sobre "o que é o que é?" mas por exemplo: Qual o sentido e ou a natureza da expiação do Senhor Jesus? ou a simples pergunta: O crente é salvo pela Fé ou pelas obras? como também: Qual Juízo definido nas Escrituras que virá para o fim desta Dispensação? Após recolher as folhas e conferir ou pedir para erguer as mãos será que todos ou pelo menos 90% seriam unânimes? O que vem a tona através desta exemplificação é salientar que a CCB ao negar anos em seus principais documento o Estudo das Sagradas Escrituras o que tem a oferecer às suas crianças e jovens, se eles não possuem nem pra si próprios? E onde ficou o principio da Unidade Fé e do Conhecimento de Deus e da sua Palavra? O Senhor Jesus em suas palavras e seus ensinos após expulsar um demônio, dirigiu aos que estavam com ele, dizendo: "...Todo o reino dividido contra si mesmo é devastado; e toda a cidade, ou casa, dividida contra si mesma não subsistirá" (Mt. 12:25).

Realmente, a falta de maturidade ou até mesmo experiência, neste âmbito cristão falta ao Ministério da CCB, uma vez que, um ensino bíblico deverá basicamente de esmerar num princípio sistemático, progressivo e didático. Na ausência destes pontos, o que resta salientar que um projeto como este totalmente alienado de propósitos só pode vir com fins de tapear, ou manobrar toda a massa (lembremos do "fermento dos fariseus), feito não por carência de conhecimento bíblico, isto também é parte, mas na intenção oculta, e propositada de implantar interesses que maquinados na mente. Portanto é só verificar se esta iniciativa de "ensino bíblico" está em todas as Congregações, se não está conclui-se que estão diante de uma casa dividida. Este episódio verificado no ano passado sobre "ensino bíblico" na CCB coincidiu com as participações de irmãos da CCB no programa Crescendo Fé ( Fm 105,7) sobre as doutrinas da Igreja e demais questões. A participação interativa de irmãos da CCB já vinha ocorrendo desde outubro de 2006, e onda de questionamento e dúvidas se avolumaram. É pertinente citar que chegado em abril de 2007 (Assembléias) a CCB provavelmente frente as críticas ao seu sistema, procurou agir de forma bastante discreta, manifestando aparente reação de compromisso com a causa do "ensino bíblico" nas Igrejas, e trouxe esta idéia que não levou a nada e a lugar nenhum, segundo seus freqüentadores.
A falta de idoneidade é presente, apesar dos anos que carregam seus ministros, vê que frente as Escrituras a sua grande maioria são meninos na Fé, a isto atenta-se a Palavra de Deus: "Toda escritura divinamente inspirada é proveitosa para ensinar, parar redargüir, para corrigir, para instruir em justiça" e só depois cumpriremos e seremos como sua palavra assevera: " E o que de mim, entre muitas testemunhas, ouviste, confia-o a homens fiéis, que sejam idôneos para ensinarem os outros"

Estes acontecimentos e principalmente a iniciativa da CCB na implantação do "ensino Bíblico às Reuniões de Jovens chegou ao conhecimento da Congregação Cristã de Dallas, nos Estados Unidos. Importante salientar, a CCUS em Dallas, tem semelhantemente o mesmo princípio histórico de origem como ocorrera no Brasil, porém, a CCUS em Dallas permanece nos mesmo propósitos de fé, quanto ao ensino, diferente do que aconteceu com a CCB após sua liderança local ganhar certa força nos primeiros anos após 1910, rechaçando o ensinos das Sagradas Escrituras. A CCUS conforme documento abaixo possui uma Comissão de Instrução Bíblica, munida de material de estudo, com Escolas Dominicais desde 1907.
Com esta bagagem os irmãos da CCUS em Dallas, se alegraram com a notícia e se prontificaram em reunião ministerial em agosto de 2007 a fornecer o material de ensino, já traduzido em português. Mas uma vez os irmãos da Congregação Cristã no Brasil fica sem respaldo de seu ministério, o com a seguinte pergunta: Onde está material? Confira a seguir....