Carta de Marcelo Ferreira ao Ministério da CCB - Braz


"Ao Conselho de Anciães da Congregação Cristã no Brasil

Marcelo Ferreira da Silva, membro da Congregação Cristã no Brasil no período de 15 de Julho de 1995 a 03 de Março de 2008,

Graça e Paz, da parte de Deus, nosso Pai e do Senhor Jesus Cristo,

Prezados e amados irmãos em Cristo,
Passados 10 dias de nosso último encontro realizado em reunião ministerial do Conselho de Anciães, ocorrida em 03 de Março de 2008, onde arbitrariamente os senhores anciães presentes, verbalmente me excluíram e cercearam minha liberdade como membro da igreja e músico integrante da orquestra (onde fui oficializado em 02 de novembro de 2002), venho por meio desta a lhes transmitir o seguinte:

- Apesar de me ter sido negado algum comunicado formal, por escrito, que documentasse tal decisão, expresso que me considero excluído da nobre instituição, não por minha vontade, mas por vossa deliberação. Peço, isto é, se em vossa consciência ainda restar algum compromisso e amor cristão com aqueles que por tantos anos caminharam convosco, que por favor disponibilizem tal documento indicando minha exclusão, sem receios de ações judiciais, pois é assim, com transparência, que procede o relacionamento entre cristãos.

- Mediante tudo que presenciei em tal reunião; encontro este muito tumultuado por interrupções, testemunhos, acusações, risos e conversas paralelas, expressando uma conduta pouco cristã por parte de alguns componentes deste Conselho, expresso meu lamento por tais atitudes e pela preocupação exacerbada de V.Sas. na defesa de tradições humanas presentes nesta denominação, deixando de lado uma excelente oportunidade para dialogarmos sobre a Palavra de Deus, a Bíblia Sagrada. Esperava uma atitude diferente, principalmente dos septuagenários e octagenários presentes, devido a grande responsabilidade que este Ministério possui perante milhares de irmãos da Congregação Cristã no Brasil.

- Lamento que os prezados anciães, face as dificuldades enfrentadas pela Congregação Cristã no Brasil, mantenham-se tão coesos em muitas idéias arcaicas e sem base bíblica, pautando suas ações, na sua maioria, em sentimentos e experiências pessoais. Dentre estas, as mais radicais como a de excluir do grupo qualquer que, respeitosamente venha divergir das atitudes adotadas pela liderança exercida por vós, muitas vezes lhes mostrando algo positivo a ser realizado.

- Em relação a Congregação Cristã no Brasil, cumpri o meu chamado como membro e o meu testemunho se unirá ao dos profetas, apóstolos, evangelistas e todos aqueles que foram movidos pelo Espírito Santo para batalhar pela fé que uma vez foi dada aos santos, transmitindo aos seus algo da parte de Deus.
Minha consciência segue tranquila, em paz, pois tudo que lhes transmiti e relatei o fiz abertamente, educadamente e bem documentado; comportamento digno de um cristão.

- Que a irmandade da Congregação Cristã no Brasil, possa receber de Deus forças e discernimento para enfrentar tantos impecílios e dissabores ao qual tem sido submetidos; ora pela imposição das tradições humanas que os impedem de servir melhor a Deus, ora por escândalos envolvendo alguns de seu Ministério, que agridem e envergonham o amado povo da Congregação Cristã no Brasil; permanecendo estes, sem receber qualquer ajuda e esclarecimento por parte do Ministério Central, representado por este Conselho.
O que a Bíblia Sagrada, nossa única regra de fé e conduta nos diz a este respeito:

"E assim invalidastes, pela vossa tradição, o mandamento de Deus".
(Mateus 15:6)

“Tu, pois, que ensinas a outro, não te ensinas a ti mesmo? Tu, que pregas que não se deve furtar, furtas?
“Tu, que dizes que não se deve cometer adultério, adulteras?
“Tu, que abominas os ídolos, cometes sacrilégio?
“Tu, que te glorias na lei, desonras a Deus pela transgressão da lei? Porque, como está escrito, o nome de Deus é blasfemado entre os gentios por causa de vós”. (Romanos 2.21-24)

Certo estou da fiel recompensa que o Senhor, Justo juiz, me dará naquele dia, glória a Deus! Tendo patente o seguinte:

“Porque as armas da nossa milícia não são carnais, mas sim poderosas em Deus para destruição das fortalezas; Destruindo os conselhos, e toda a altivez que se levanta contra o conhecimento de Deus, e levando cativo todo o entendimento à obediência de Cristo;” (2.ª Coríntios 10:4-5)

E que Deus tenha misericórdia de vós, para permanecer somente na "fé que uma vez foi dada aos santos" (Jd 3) e a "não ir além do que está escrito" na Santa Palavra de Deus (1.ª Coríntios 4:6).

Termino esta carta, com alegria no espírito, saudando-vos com a preciosa Paz de Deus e me lembrando das palavras do Nosso Senhor Jesus Cristo:

"Conheço as tuas obras; eis que diante de ti pus uma porta aberta, e ninguém a pode fechar; tendo pouca força, guardaste a minha palavra, e não negaste o meu nome".
"Eis que venho sem demora; guarda o que tens, para que ninguém tome a tua coroa".
"Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas".
(Apocalipse 3:8,11,13)


Sinceramente em Cristo, vosso irmão na fé,


Marcelo Ferreira da Silva"

Arquivo/PortalCCB/032008