O alto escalão de Anciães da CCB convoca autor do Livro "Por trás do Véu" a prestar esclarecimentos.

Ministério da CCB face a obra “Por Trás do Véu” convida seu autor Marcelo Ferreira para se pronunciar em Plenário dos Anciães na Capital Paulista.


O que não era de se esperar aconteceu no último dia vinte e seis de fevereiro, exatamente trinta dias após o lançamento da obra “Por Trás do Véu”, livro que relata o início do Pentecostalismo no Brasil e a história da trajetória da CCB até nossos dias. Fato este que fez agitou os bancos da cúpula maior do Ministério da CCB, face a esta obra que já se torna um "best-seller" no meio evangélico, e toda sua grande repercussão, principalmente entre os membros da CCB. Não obstante, o livro por si só, como também toda a equipe de assessoria que através de rádio, sites e outros meios, empenham-se para a grande interação, expandido assim, o número de irmãos que buscam maiores esclarecimentos. Diante de tais acontecimentos o Ministério das CCB contatou neste último dia 26/02, o Irmão Marcelo Ferreira, autor do Livro, por meio de um convite muito generoso pelo irmão Joel Bagnato, ancião do Bom Retiro em São Paulo para participar de uma reunião com Anciães, em Plenário no Brás.
Segundo o irmão Marcelo Ferreira, o ancião Joel Bagnato declarou que “tendo em vista a repercussão do livro, o Ministério da CCB deseja ouvi-lo”. A reunião está sendo agendada para a próxima semana. O irmão Marcelo será acompanhado por alguns irmãos, sendo apenas franqueada a entrada em plenário o irmão Rogério Aguilar residente na capital, musico oficializado na CCB e cunhado do Autor.
Pelo que se tem conhecimento algo semelhante jamais havia ocorrido. O Ministério da CCB sempre se apresentou muito rígida, consistente e fechado em ceder a qualquer tipo de diálogo, e reivindicações de ordem doutrinária , sempre buscaram o controle e a hegemonia do seu sistema organizacional. Seu ministério tem o referencial por antiguidade ministerial, somada a preeminência carismática do líder que fortalece ainda mais a posse de suas prerrogativas. Se fizer uma paralelo deste sistema com formas de governos, teríamos mais ou menos uma forma monárquica contraposta à republicana, ou até mesmo uma ditadura frente a uma democracia. Pertinente se faz argumentar neste âmbito, tendo em vista ser notório que quase a totalidade dos anciães da CCB, seja eles com um ano, vinte anos, até trinta anos de ministério, estes, em todas as Assembléias Anuais apenas endossam com “Amém” tudo o que já foi pré-estabelecido por uma pequena cúpula de doze anciães (os mais antigos). Não há direito de voto, participação, livre manifestação, sem falar dos Cooperadores, pois estes ouvem e tem que obedecer calados. Contudo, o que impressiona agora é poder parar e ver o Ministério da CCB render-se tão somente a um irmão, simples músico executor de sax-tenor, pai de família, trabalhador. É possível aqui fazer uma analogia muito própria ocorrida no dias do apóstolo Paulo, onde admoestava e incentivava Timóteo acerca de seu ministério dizendo “Ninguém despreze a tua mocidade; mas sê o exemplo dos fiéis, na palavra no trato, na caridade, no espírito na fé, na pureza”(1 Tm 4:12) e disse mais “Não repreendas asperamente os anciãos, mas admoesta-os como pais; aos jovens, e como a irmãos;”(1 Tm 5:1) . O Espírito Santo concede Graça a quem Quer, e não se leva em conta fios de cabelos brancos e sim a Soberania do Todo Poderoso Deus, querendo Ele operar quem O impedirá, aponta os preceitos Bíblicos.
Muitos outros casos já surgiram tentando buscar da CCB algum posicionamento, respostas e até reivindicações. Existem ainda movimentos que lutam por respostas, como por exemplo, o Ministério da Reforma, de Ricardo Adam, o Movimento Juristas CCB, e tantos outros. E agora, fica porém a pergunta: o que realmente tirou o sono dos Anciães da CCB, como o de Faraó nos dias de Moisés ?
É notório que a pressão tem sido maior sobre o Ministério de Anciães da grande São Paulo, onde está concentrado o colegiado com o maior número dos Anciães mais antigos da CCB, que se vê diante dos Anciães dos demais estados, cobrados por nada terem feito, sem pronunciarem a irmandade dentro destes dois últimos anos que o trabalho “Por Trás do Véu” vem atuando. Todavia que o método comum utilizado pelo Ministério CCB é o da distração, ou seja, ignorar os fatos até que desapareçam. Porém não funcionou muito desta vez, porque na ocasião do lançamento do Livro “Por Trás do Véu” a equipe de assessoria enviou convites pessoais a quase todos os anciões mais antigos, e os de renome, nos Estado do Paraná, Bahia, Mato Grosso, Minas Gerais e diversas cidades do interior do Estado de São Paulo, além dos da Grande São Paulo. Portanto estes Anciães querem tentar uma resolução do caso, ou evitarem maiores movimentos, se tratando de São Paulo que é sede Nacional sob presidência do Ancião Jorge Couri.
O irmão Marcelo Ferreira marcou presença no Programa “Crescendo na Fé” - Rádio FM 105,7, com o Pastor Sézar Cavalcante, e até o dia da reunião conclamou os irmãos da CCB, que acompanham a programação e apóiam o trabalho, para estarem orando todos juntos por ele e pelo Corpo de Anciães, onde apresentará algo sobre seu trabalho do livro e das participações no meio de comunicação.
Os Ançiães parecem ter acertado em resolver ouvir o irmão Marcelo Ferreira neste momento crucial de sua denominação por dois importantes motivos:
- A aproximação da Reunião Anual de Ensinamentos ou "Assembléia", pela qual deverá se pronunciar a respeito do assunto junto a irmandade da CCB,- Além de presença garantida na maior rádio evangélica de São Paulo e do Brasil, Marcelo Ferreira está sendo procurado por importantes repórteres da mídia escrita e televisiva e segundo sua assessoria, estará em rede nacional de televisão expondo seu trabalho, pois afinal, a Congregação Cristã no Brasil sempre foi um enigma para muitos do meio evangélico e desperta a curiosidade das maiores autoridades eclesiásticas do país.

Edição:M.L.Vitor
Arquivo/PortalCCB/022008