Anciães no "Paredão" - O Livro "Por trás do Véu"

-ANCIÃES NO “PAREDÃO”– ESTÁ SE APROXIMANDO A ASSEMBLÉIA GERAL DE ENSINAMENTO NO BRÁS, E DESTA VEZ ANCIÃES TEM PELA FRENTE A DIFÍCIL TAREFA DE SE FAZEREM "SENTIR" UNS “PANOS QUENTES” PARA O ESPISÓDIO “POR TRÁS DO VÉU”.

Em análise do ocorrido até aqui, no caso envolvendo o lançamento da obra “Por traz do Véu” do irmão Marcelo Ferreira e o Ministério de Anciães da Congregação Cristã, conclui-se que a atitude do Corpo de Anciães do Brás em São Paulo ter chamado o irmão Marcelo Ferreira em Plenário na intenção de não querer ouví-lo, e impondo uma exclusão sumária, não foi a das mais acertadas decisões pelos Anciães, pelo menos é o que ficou demonstrado, após este episódio que resultou ainda mais para explodir e dividir as opiniões dos irmãos da CCB, que vem acompanho o irmão Marcelo e seu trabalho, como também, surpreendeu todo o meio evangélico. Sendo que Marcelo Ferreira após receber a decisão do Plenário de Anciães esteve participando do programa “Crescendo na Fé” (rádio FM 105,7) e se pronunciou aos ouvintes que aguardavam o resultado da Reunião.

Foi possível acompanhar e avaliar a espontaneidade por parte de muitos irmãos da Congregação Cristã que ao vivo prestaram solidariedade, apoio, com palavras de Fé e esperança ao Irmão Marcelo Ferreira; pode observar que os mesmo não deixaram de expressar sua grande decepção e indignação com a atitude e a forma do tratamento imposto pelos Anciães da CCB. No programa “Crescendo na Fé” o irmão Marcelo declarou e prestou agradecimentos ainda aos diversos e-mail’s e telefonemas recebidos de muitos amigos e irmãos.

Não há que se negar a grande popularidade e força que este movimento ganhou e vem crescendo espantosamente na luta por uma reflexão e a tomada de conversão aos modos de como o Ministério da CCB vem tratando os preceitos fundamentais do Evangelho, e o mais estarrecedor, o pouco caso demonstrado com seus membros, sem dizer o grande exercito de crentes feridos sem ser socorridos.

Foi perceptível e transparente a ansiedade, e a grande preocupação que rondou e continua tirando o sono do Corpo de Anciães. O medo de não se comprometerem em dar respostas foi notável. O dever de resposta diante de uma Igreja, não formada por 12 ou 40 anciães que seja, e sim por milhões de membros que certamente fiéis a Deus e a Instituição CCB, os quais levantaram um grande patrimônio através de trabalhos voluntários, e de suas coletas, ficam hoje estampados como “massa de manobra”, uma vez que o pequeno colegiado de anciães afirmou categoricamente que eles tem o controle nas mãos ao serem unânimes em dizer “...se nós não sentirmos, o que adianta você nos dizer que o que você recebeu provém do Espírito Santo..?”; imperioso se faz salientar neste tipo de afirmação que somente o tais se consideram o canal de toda revelação do Espírito Santo, porém fica a pergunta: que espírito sobrou para habitar no coração dos demais ?

Este modo de como os Anciães da CCB conduzem seus membros, dentro do meio evangélico até certo ponto é atípico, tendo em vista se analisarmos o seu principal artifício para implementar tal organização, é não permitir o pleno estudo das Sagradas Escrituras. Se pautássemos no paralelo com a forma de Governar de um Pais que não dá prioridade ao ensino e a educação, veremos que esta sociedade viverá às margens de seus direitos constitucionais, sem expressão e forças para lutar por seus ideais, não terá bons princípios de convivência social, não respeitará o próximo, não terá riquezas, saúde e desenvolvimento, não usufruirá de tecnologia, trabalhos sempre precários, e serão fáceis de serem manipulados, ou seja, tudo que disser é a regra sem condições de qualquer discernimento, porque a falta do ensino e da educação amputou a dignidade humana. Por conseguinte, a Bíblia Sagrada é o principal instrumento de educação e ensino na vida Cristã, onde todos poderão aproximar-se de Deus através do que já está revelado, usufruindo de maior e constante plenitude da Graça e do Poder Deus, de outro modo, sem o ensino bíblico vive-se também, porém, o Espírito Santo atuará no Cristão e na Igreja Local na medida que a fé é construída e solidificada no conhecimento que se tem da Grandeza de Deus por meio do que ensina a Sua Palavra. Tirar o ensino Bíblico é extorquir a posse de um direito pleno dado por Deus, ou seja, é afastar-se do próprio Deus, é amputar a identidade Cristã.

Por isso não é de nenhum interesse do Ministério de Anciães, dentre os diversos pontos, oferecer o ensino bíblico aos seus membros, porque assim seus tópicos de ensinamentos, suas “revelações”, suas tradições não serão questionadas frente as verdades contidas na Bíblia Sagrada , visto que, tem que prevalecer o que melhor lhes convém, é a forma defensiva desta organização. Os membros da CCB não sabem, tão pouco tem noção de assimilar a força que tem segundo o poder de Deus. Neste instante muitos anciães temem por se levantar uma liderança ou resistências, que de modesta forma é já os assustam porque os trabalhos em torno da Obra “Por Trás do Véu” continuam.

Após a Assembléia Anual de Ensinamentos no Brás, toda a Congregação Cristã da grande São Paulo coloca o olhar atento e minucioso em seus Anciães e nas medidas que serão tomadas nesta Assembléia, que posteriormente serão transmitidas a todos através de seus tópicos de ensinamentos.O peso ainda mais recai sobre a “TROPA DE ELITE”, por melhor dizer, os doze mais antigos juntamente com o ancião-presidente Jorge Couri que nos últimos meses tem sofridos sérios desgastes de sua imagem e conduta cristã a frente do Corpo de Anciães sendo citado por diversos sites sobre seu envolvimento em crimes, como Falsidade Ideológica, e por tolerar práticas abusivas de outros anciães, sendo ventilado o último caso de envolvimento e denuncia por prática de racismo a membros da igreja. Portanto, o artifício provável a ser aplicado sobre a Igreja, não surpreenderá, haja vista, o "modus operandi" já praticado pelo Ministério de Anciães, será o do “ABAFO ou ESQUECIMENTO”. Cidades do interior de São Paulo e demais Estados, é “fingir que nada aconteceu” ou “nada nos atingiu” “não alimentar comentários”, é simplesmente dissipar os fatos da memória através do tempo. As cidades onde não houve cogitação “nada à declarar”. Mas o maior problema é a grande São Paulo, aqui está e sempre foi o centro dos acontecimentos e da propagação dos grandes movimentos que desencadeia por todo País, não obstante os meios de comunicação que fazem os fatos chegar quase no instante.

Medidas irresponsáveis não são esperadas, como a proibição da compra da obra “Por Trás do Véu”, instruir a igreja para abstenção de informações e participação de programa de rádio, cursos de teologia, como também, não se espera utilizarem de declaração danosa à conduta e a pessoa do irmão Marcelo Ferreira, excluído do corpo de membros em Plenário. Em último caso, o subterfúgio é de se fazerem vítimas, lançando mensagens subliminares alegando que a “obra” está sofrendo perseguições, que se levantam lobos devoradores, cães, homens sem temor e sem o Espírito Santo de Deus, rebeldes, desobedientes, etc... Os anciães demonstraram prepotência na sustentação de seus conceitos considerados como uma forma de Evangelho, mas a igreja se deparar frente a tais medidas, com certeza não serão ignorantes a este ponto.

De forma silenciosa a igreja os põe num “PAREDÃO” e por isso será muito provável, pelo menos aqui em São Paulo, onde não há outra forma de fugir do olhar dos irmãos, virão certamente nos púlpitos na defesa e preservação de seus “ENSINAMENTOS E TRADIÇÕES” estabelecidos desde os “primeiros marcos da obra”, os quais pedirão à igreja que permaneçam nestes ensinos. Pertinente é observar que estas medidas, como os outros ensinos transmitidos a igreja referente prática e vida cristã, por considerarem, eles “o canal de toda a revelação” de Deus estes ensinamentos virão mais uma vez sem qualquer base e fundamentação na Bíblia Sagrada. Para toda a CCB só terão que aguardar!!

Edição:M.L.Vitor
Arquivo/PortalCCB/022008